quarta-feira, 19 de setembro de 2007

TELEFONEMA DE RIOPARDENSE DESDE... LIVERPOOL, INGLATERRA

Eram poucos minutos antes das 8 horas da noite desta quarta-feira. Estava no computador e o telefone tocou. Minha filha Luiza atende e me diz que é " um amigo teu". Atendo e não demoro muito para identificar: do outro lado, está o querido e estimado amigo de infância e da vida inteira, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas (conhecido por alguns aqui em Rio Pardo por "Bebeto"). Filho do seu Assis Freitas, que por muitos anos foi proprietário de um armazém que existia na rua Júlio de Castilhos, próximo à Igreja Matriz, em frente ao Círculo Operário Rio Pardense e que também atuou durante anos na Corsan de Rio Pardo. Carlos Alberto é médico-veterinário dos mais renomados do país no setor de suinocultura. É diretor-superintendente da Cosuel - Cooperativa dos Suinocultores de Encantado, onde vem realizando um grande trabalho. Embora ele esteja longe de Rio Pardo hà muitos anos, sempre nos mantivemos em contato. É casado com a Terezinha, estimada amiga, que por sua vez é irmã de outro amigo especial, o Valdomiro Schramm, piloto de avião, proprietário de uma próspera empresa de aviação agrícola em Pantano Grande. Eles tem dois filhos: Juliano (hoje residente em Los Angeles - EUA, e que em julho casou com uma jovem portuguesa em festa realizada na cidade do Porto, Portugal) e a Carla, ondontóloga, residente em Porto Alegre. O casamento do JUliano aconteceu e eu estive preparado para viajar a Portugal e participar, mas fui impedido por recomendação médica... Pois o Carlos Alberto me liga nesta noite de quarta-feira. Minha surpresa foi maior quando ela me informa que está em Liverpool, no interior da Inglaterra, em um encontro internacional de suinocultura. Disse que lembrou-se de mim e do Daniel, meu irmão, porque amanhã à noite conhecerá a célebre "The Cavern Club", onde os The Beatles começaram! Lembrou-se dos nossos tempos, quando curtíamos o grupo inglês, que tanto influenciou a mudança de costumes que aconteceu em nossa época no mundo inteiro, na esteira do sucesso dos cabeludos de Liverpool. Meu amigo informa que a temperatura na cidade britânica está em torno de 10 graus, numa noite que promete esfriar mais ainda lá na Inglaterra. Conta que Liverpool possui 1,5 milhões de habitantes e que a Grande Liverpool tem em torno de 3 milhões. Uma cidade altamente industrializada e desenvolvida. Terminamos a conversa combinando um encontro, após seu retorno ao Brasil, em Lajeado (onde ele a a Terezinha residem) ou aqui em Rio Pardo, para falarmos dessa e de outras viagens que ele tem feito pelo mundo inteiro. Poderia falar muito aqui desse especial amigo. Mas prefiro guardar munição para outras postagens. Nos criamos juntos ali nos arredores da Igreja Matriz. Nossa juventude também foi compartilhada e até os primeiros anos da vida de casados também estivemos muito próximos. Depois, o Bebeto foi para Santa Catarina, andou por outras paragens e fixou-se profissionalmente em Encantado, na Cosuel. Tenho muita coisa para contar dele. E vou fazê-lo aos poucos, revelando as facetas desse riopardense que me orgulha não só por ser meu amigo pessoal de toda a vida, mas certamente hoje ser um orgulho para a comunidade rioparnse pelo seu êxito profissional e sua renomada competência.Para quem não está lembrando, informo ainda que o Carlos Alberto é irmão da professora Elsa que atua há muitos anos na Escola Ernesto Alves, aqui em Rio Pardo. E eu encerro, comentando com vocês leitores do Blog: viram só como são os riopardenses? Notem que, mesmo estando em qualquer ponto do mundo eles não esquecem esta terra? E meus amigos, então: são depositários de tantas histórias boas, tantos sentimentos fraternos e cordiais! Como não iria enaltecê-los aqui? Um abraço, Carlos Alberto, tome um caneco da mais pura cerveja inglesa no The Cavern, em homenagem à John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr! Na foto abaixo, em junho de 2007, na comemoração dos 60 anos da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado, realizada no seu Parque Industrial, localizado no Centro de Encantado (RS), confraternizaram-se autoridades, amigos e executivos da Cosuel. É o que se observa na foto, onde aparecem o Deputado Estadual Luiz Carlos Heinze; o Superintendente da cooperativa, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas; o Vice-Presidente da cooperativa, Pasqual Bertoldi; o Presidente da Cooperativa, Gilberto Antônio Piccinini, e o Diretor Técnico da Genetiporc do Brasil, Werner Meincke. Carlos Aberto é o segundo, da esquerda para a direita.

Nenhum comentário: