sábado, 15 de setembro de 2007

RIO PARDO EM TEMPO DE CARRETEIRO

NAS FOTOS - o pessoal prepando o "maior carreteiro da região" no ano passado; e o pátio do Colégio Auxiliadora, onde aconteceu a mateada neste sábado
-------------------------------------
Rio Pardo não é diferente da maioria das demais cidades gaúchas, que nesta época do ano ingressam no período de comemorações da "Semana Farroupilha", que é quando nós gaúchos reverenciamos a memória da Revolução Farroupilha, a chamada "Guerra dos Farrapos" que durou dez anos (de 1835 a 1845) e que nos enche de orgulho. Escrevo isso porque certamente internautas de outras regiões do país podem estar lendo esta postagem, talvez não saibam. Mas os gaúchos sabem bem e se orgulham muito disso.. E voltando, ao início, Rio Pardo também esta vivendo este clima. E além do churrasco que é o maior, melhor e mais consagrado prato da culinária gaúcha. aqui se saboreia muito o "carreteiro", outro prato tradicional, muito popular e que se destaca por ser bem mais barato que o churrasco. Neste sábado, ao meio-dia, eu e a Ana fomos até o Colégio Auxiliadora (onde meus filhos estudam) e saboreamos um delicioso carreteiro, bem ao jeito gaúcho e riopardense. Nesta manhã aconteceu no pátio do Colégio uma mateada, com apresentações artísticas e tudo mais. Uma manhã de sábado realmente agradável.
E continuando com os roteiros de carreteiros. Sei que agora à noite está acontecendo no CTG Rodeio da Saudade um carreteiro de charque, também já dentro das comemorações da Semana Farroupilha.
E amanhã, domingo, ao meio-dia, acontece novamente o "maior carreteiro da região", com panela gigante e tudo mais. Isso falando apenas desses três, porque estão e estarão sendo realizado muitos outros no decorrer desta Semana Farroupilha. A propóstico, leiam a seguir a matéria que publicamos na edição deste final de semana do Jornal de Rio Pardo à respeito:
"O MAIOR CARRETEIRO DA REGIÃO, DIA 16/9 - Consolidando-se como um tradicional evento dentro da programação da Semana Farroupilha, "o maior carreteiro da região" estará sendo preparado no dia 16 de setembro, domingo, a partir das 12hs. Quem desejar saboreá-lo deverá levar pratos e talheres. O Arroz de Carreteiro é tão típico como o churrasco. Qualquer gaúcho que se preze conhece aprecia um carreteiro autêntico e bem feito. O carreteiro é comum com refeição para grupos maiores e comemorações em geral e para finalizar pode-se fazer um ótimo carreteiro com sobras de churrasco. A origem do arroz de carreteiro é simples como o seu preparo. Os peões que levavam as tropas de gado usavam o charque (carne salgada) em suas idas e vindas, como alimento não perecível, e junto com o arroz abundante na região sul, preparavam essa refeição tradicional. O charque foi um dos propulsores da economia gaúcha do fim do século 19, da região sul do Rio Grande. O gado vinha do interior para as charqueadas que ficavam à beira do arroio Pelotas, onde eram abatidos e salgados, para então serem transportados em navios que saiam do porto de Rio Grande, para o norte do país e Europa. Não existe "a receita" de carreteiro, pois assim como o churrasco, cada um prepara o arroz com charque de maneira própria. E todos acham que o seu carreteiro é melhor, até porque não conhecem o meu!. A simplicidade é a tônica principal, muito tempero, legumes, enfeites e outros aditivos descaracterizam esse prato básico da culinária campeira. O melhor charque é o fresco (verde) e produzido com carne de primeira, apesar de que o charque feito duma costela gorda de novilho é especial."
O local do grande carreteiro é o Parque de Exposições dr. Apelles de Quadros, na avenida dos Amaraes, no bairro Boa Vista.
PS: na foto do carreteiro do ano passado, acabei de identificar agora, de costas, mexendo o carreteiro na panela gigante, o prefeito Joni Rocha...

Nenhum comentário: