domingo, 2 de setembro de 2007

O SÁBADO QUE TROUXE SETEMBRO

Pois é, gente: sábado, 1º de setembro. Levanto cedo, o portão da frente está chaveado e trato de liberá-lo. Na garagem, vejam como sou privilegiado, mora uma família de passarinhos. Eles chegam ao anoitecer, pernoitam, e quando a gente abre a porta de manhã, saem para a rua. Moram na calha de uma das fluorescentes. Mãe, pais e dois filhotes. Quando vou me aproximando para abrir a porta e liberar a sua saída para o céu matinal, eles parecem que entendem e festejam... Não me causam danos, a não ser por algumas "sujeirinhas" que são depositadas sob o teto do meu automóvel - nada que não seja reparado com um pano úmido... Neste sábado, depois de devolver os céus aos meus "inquilinos" da garagem, me detenho para observar a rua General Osório. Ela é a única rua de Rio Pardo que inicia próxima ao Rio Pardo e termina junto ao rio Jacuí. E aqui na minha quadra, ela é tranquila e deliciosamente calma. Claro, existem senões, como os caminhões que estacionam em frente à minha garagem e no outro lado da rua onde é proibido. Mas no mais, minha rua é nota dez. Como sempre, e ainda mais numa manhã ensolarada, o centro vai estar cheio de gente pela rua principal. Grupos de conversas, reencontros, lojas cheias de compradores, etc. Com a chegada de setembro, e um sol consistente já no primeiro dia, creio que estamos deixando o inverno para trás e rumando para dias mais quentes. E, meus botões me dizem que poderemos ter um verão escaldante...

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu amigo!

Li seu comentário e viajei no tempo.
Sou riopardense, nasci neste chão sagrado abençoado pelos negros que fizeram a história de Rio Pardo juntamente com os portugueses. Fui criado na Rua Guilherme Barroso, brinquei na Rua da Ladeira, na Praça da Matriz. Vim ao mundo pela mãos do Dr. Miguel Mendes Ribeiro, fui batizado e crismado pelo padre Carlos Thomas Broggi que também casou meus pais.
Moro em Porto Alegre e quando estou carente da vida atravesso o Guaiba rumo a felicidade chamada Rio Pardo.
Muito obrigado por me trazer numa noite de muito estudo as lembranças da Capital do Mundo (Rio Pardo).
Um Fraterno Abraço.
carlosmrca@bol.com.br

Carlos Alberto da Silva Souto

Porto Alegre, 20 de outubro de 2007