sábado, 8 de setembro de 2007

RELATOS DE UM ENTREGADOR DE JORNAL

Pois, é prezados blogeiros: setembro tem sido revigorante (como quase sempre é...) e esta manhã surge carregada de uma beleza ímpar. Levanto cedo, antes da 7 horas e noto que vamos ter um dia esplendoroso. Dedico alguns minutos para ler as manchetes dos jornais que já estão embaixo de minha porta e, novamente, as notícias não são boas. Tivemos um feriado trágico, com mortes no trânsito e como característica principal, todos os envolvidos nos acidentes trágicos eram ainda jovens. As matérias nos jornais mostram fotos, mas desisto de tentar vê-las com mais precisão, através de minha lente especial para esses casos, pois quero começar meu sábado bem e ler sobre vidas jovens ceifadas tragicamente, não é uma uma boa maneira de iniciar um sábado radiante como este está prometendo ser. Da mesma forma que sou diretor de um jornal, sou também entregador, cobrador, vendedor, diagramador, faxineiro, encadernador, repórter e redator.Vejam só... Nossa edição semanal, que deveria ter saido ontem, só está indo às ruas na manhã deste sábado. Motivo: problemas em nosso parque gráfico, ou melhor, um compressor da máquina impressora off-set que resolveu "estourar" na madrugada de quinta para sexta-feira e nos deixou na mão... Mas me reconforto ao lembrar do que aconteceu na semana passada. Quando escutava o programa da faixa das 7 horas da Rádio Gaúcha, os apresentadores avisaram aos ouvintes que a edição daquele dia de Zero Hora sairia atrasado devido a problemas técnicos na rotativa. Ora, se a ultra-moderna rotativa da ZH, do maior grupo de comunicação do sul do país, deixou a RBS na mão, o que dizer da nossa Solna, que nunca havia nos deixado nesta situação? E para fazer o jornal chegar àos lares dos riopardenses percorremos um longo caminho, mas isso, quem sabe, relatarei outra hora para vocês. E então, nesta manhã de sábado, como tenho de assumir múltiplas facetas no jornal, saio às ruas às 7 e pouco da manhã e vou entregar o jornal - tendo a companhia sempre revigorante e estimulante da Ana... É uma atividade que gosto muito, pois percorro vários bairros da cidade, levando os exemplares aos postos de venda. Gosto tanto que, mesmo que fosse possível colocar alguém para realizar essa tarefa, continuaria fazendo. Percorro o centro, dou uma volta ao redor da cidade, passo pela nova Rodoviária (região onde uma nova Rio Pardo está nascendo com a instalação de vários empreendimentos industriais que estão transformando Rio Pardo num pólo do setor alimentício), subo a Boa Vista, passo em Ramiz Galvão, ingresso no asfalto pela 471, vou a Rincão Del Rey e volto à cidade. Um passeio que me renova, me faz sentir que estou vivo. Vejo a cidade, seus bairros e o interior com a região rica e produtiva de Rincão Del Rey. Esse tour faço sempre às sextas, mas com o problema de impressão ocorrido, estou conseguindo realizá-lo apenas nesta manhã de sábado. Como bom entregador de jornais que sou, procuro ser rápido e ainda antes das 09:30h estou de volta à minha gloriosa rua General Osório. A cerração se foi, um sol esplendoroso - sem ser muito quente - já ilumina a cidade e vou tomar meu café. Afinal de contas, já levei o jornal aos postos de vendas, possibilitando que milhares de riopardenses possam realizar sua leitura costumeira de fim de semana, atualizando-se com o que está ocorrendo. Mereço agora sentar-me, saborear meu pão quentinho, meu café com leite e outras coisitas mais. Depois volto para falar-lhes do que se passa neste dia e ainda pretendo, se a inspiração fluir e se o meu tempo permitir, contar-lhe porque desde ontem à noite ressoam em minha cabeça os acordes de um tango, o mais bonito e emocionante tango que já foi composto - pelo menos na minha opinião!

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia Rogério Goulart!
Suo riopardense, meus pais eram de RincÃO Del Rey, e saí daí com 14 anos, Já estive em Rio Pardo várias vezes e gosto muito dessa que é minha terra. Encontrei teu blog graças ao site do Jornal de Rio Psrdo e desde então tenho lido diariamente terus escritos. Parabéns pelo conteúdo e continue propagando e divullgando tantas coisas boas que temos.
Um abraço do riopardense
Aurélio R. Behling
Uberlândia - Minas Gerais