quarta-feira, 10 de outubro de 2007

DEZ ANOS SEM NENHUMA PERDA!!!!

Acima, o "Sobrado Bandeira", salvo da destruição total, graças à ação da Promotoria de Rio Pardo.
Pois amigos, Rio Pardo completou 10 anos sem a perda de um prédio sequer dentre aqueles que são considerados de valor histórico e arquitetônico. Quer dizer: a destruição dos nossos prédios históricos, problema antigo e que terminou com muitas preciosidades arquitetônicas locais, parece que definitivamente não constitui ameaça.
Para mim, (já havia airmado na minha coluna no "Jornal de Rio Pardo") isso se deve preincipalmente à atuação de uma pessoa: a promotora pública Christine Mendes Ribeiro Grehs (foto à direita). Desde que ela assumiu este posto na comarca local, nunca mais nenhum prédio foi destruido. Filha de riopardense, neta do grande médico Miguel Mendes Ribeiro, até hoje lembrado pela população local, ela desenvolveu um precioso trabalho em torno da preservação dos prédios históricos locais.
Hoje, Rio Pardo tem o grande exemplo do Centro Regional de Cultura, cujo prédio histórico (local em que funcionou no passado a Escola Militar de Rio Pardo, onde estudaram vultos como Eurico Gaspar Dutra, Mascarenhas de Morais e Getúlio Vargas) foi restaurado pela iniciativa privada e está funcionando à todo vapor, com um centro irradiador de cultura e arte para toda a região central do Estado.
NAS FOTOS: o prédio como está hoje... e, abaixo, o prédio do Centro como estava antes da restauração!
Na semana passada, a dra. Christine marcou outro tento ao firmar um acordo que garante a restauração em 12 meses do prédio do "Solar Bandeira" que situa-se na rua Andrade Neves, em frente ao Super Mercado Imequinha.
Transcrevo a seguir, trecho da notícia publicada neste sábado passado no "Jornal de Rio Pardo": "Foi firmado junto à Promotoria Pública de Rio Pardo na tarde de quinta-feira, mais um importante acordo que estará possibilitando a conservação de um prédio histórico de Rio Pardo que se encontrava pratricamente em ruínas: o Sobrado dos Bandeira, situado na rua Andrade Neves, 195, (situado em frente à Imequinha e ao lado do antigo Fórum). O acordo foi através do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), firmado por treze (13) dos sucessores dos proprietários do Sobrado Bandeira. O acordo prevê a transferência do prédio a três adquirintes (Dagoberto Menezes, Sadir Garcia e Carlos Souza) e suas esposas, através de escritura pública de compra e venda, que tem um prazo para ser emitida em aproximadamente 30 dias. Os compradores, através do TAC, serão responsáveis pela execução das obras de recuperação do prédio, e sua reforma completa, dentro de um prazo fixado na ocasião da assinatura do contrato em 12 meses."
Os amigos blogueiros que estão longe de Rio Pardo, são filhos da terrra e estão sem vir aqui hà muito tempo, certamente estão supresos. Em Rio Pardo não existe mais aquela decadência de prédios antigos como acontecia anteriormente. Aleluia, Festejemos!

2 comentários:

Sinara disse...

Companheiro "blogueiro", estou chegando mais uma vez em seu cantinho, por duas razões específicas. Quero lhe agradecer pela notinha no jornal divugando nosso blog. Hoje pela manhã fui ao centro e diversas pessoas me parabenizaram pela iniciativa de divulgar os trabalhos da turminha, que aliás está muito incentivada pelo projeto. Estão produzindo como nunca. Mal vejo a hora de chegar a terça-feira para poder noticiar a boa nova a eles. Quero também perguntar se vc se incomoda de ter seu blog vinculado ao meu. Postei alguns lincks que considero interessantes acessar, bem como blogs de amigos. A estes, inclui o seu. Sei que deveria ter consultado antes, mas confesso ser meio afoita quando quero realizar algo. Se não gostar de meu feito, por favor sinta-se a vontade para me avisar que eu retiro. Dei uma atualizada nele ontem, quando tiver um tempinho passa por lá pra dar uma espiada.
A propósito, ontem lhe vi saindo da Imec, não agradeci pessoalmente, como era minha intenção, pq estava no carro amamentando meu pequeno...
Bom era isso. Acho que me estebdi demais nos comentários... Tenho esse problema.
Abraços.

Unknown disse...

Fico muito feliz e satisfeito com esta informação. O fato de RiP ter completado 10 anos sem a perda de qualquer prédio de valor histórico é digna de comemoração. Depois de tantas construções de valor histórico e/ou afetivo, como o do solar do Beco do Cazuca, a casa Sigal, a "Casa Queimada" terem virado pó, a notícia é um alento. Que outros prédios não fiquem apenas na nossa memória. Parabéns à promotora pública, à cidade e a todos que vivem ou viveram nessa terra.