domingo, 11 de novembro de 2007

REACENDER A ESPERANÇA

Os sonhos não envelhecem. Passam os anos, mudam os sentimentos, as pessoas também sofrem mutações, mas os sonhos... eles conseguem manter-se quase que intactos. Meus sonhos também. Alguns estão adormecidos, mas jamais mortos. Um dia podem florescer. Sempre sonhei em ver minha cidade mais progressista, com empregos, e principalmente, sem que seus filhos tenham de ir embora em busca de empregos... Pois em 2007, acendeu-se em mim uma esperança de que isso finalmente pode estar à caminho. Novas empresas industriais chegam à cidade e no futuro bem próximo teremos o porto da Aracruz. Só isso já me serve para acender a chama da esperança. O Brasil também está nos meus sonhos. Muitas vezes senti e ainda sinto, vergonhas múltiplas por ser brasileiro. Esse sentimento vem à tona quando percebo a desigualdade, a injustiça, a corrupção. Mas mesmo assim,o sonho de ver esse país mais civilizado, com menos sofrimento de seu povo, permanece vivo em mim, embora eu sempre soubesse que para chegar a esse patamar o Brasil ainda terá de percorrer um longo país. Mas estou trabalhando no meu computador, quando recebo uma notícia que fez reacender a luz verde da esperança dos meus sonhos. O Brasil foi contemplado hoje com a descoberta de uma gigantesca reserva de petróleo e gás natural na bacia de Santos, com um potencial tão grande que será capaz de colocar nossa nação ao nível dos países árabes e da Venezuela, aqui no nosso continente! De tal forma que poderemos vender petróleo para o mundo todo, poderemos ter nossa própria produção de gás (sem depender , como agora, da Bolívia) e assim alcançarmos nossa independência economica. Talvez tenha sido por isso que um "estrondo" misterioso fez sentir-se nos céus de Rio Pardo nesta tarde quente de quinta-feira. Leitores começaram a telefonar, pessoas falaram em terremoto, outros em trovão gigante e houve até quem invocasse o final dos tempos... Parece que foi mesmo um caça da força aérea brasileira, em manobras militares, que rompeu a barreira do som nas proximidades de nossa cidade. A luz elétrica piscou, paredes tremeram, houve mesmo quem afirmasse que prédios poderiam ter desabado... Eu prefiro achar que as forças divinas estão comemorando a descoberta na bacia de Santos! Agora, passadas algumas horas da chegada da notícia e do estrondo que intrigou muita gente, começo a projetar como será o Brasil rico em petróleo. E lentamente, começam a surgir temores. Será que toda a riqueza gerada pelo produto mais valioso e mais cobiçado do planeta, haverá de reverter em benefícios para os brasileiros mais pobres? Ou será que acabará servindo de trampolim para o acúmulos de fortunas, para o exercício do poder por grupos inescrupulosos? E este manancial fantástico existente em nosso sub-subsolo marinho já não estará gerando a cobiça de outras nações e coglomerados internacionais? Quando chego neste ponto do raciocinio, o medo me assalta, pois lembro de regiões conflagradas, onde a razão dos conflitos militares parece ser justamente a disputa pelo controle do petróleo. E então, prefiro parar com meu raciocínio, porque não tenho bola de cristal, não sou Nostradamus e não tenho o dom de prever o futuro... Hoje, com todos os problemas que temos, é certo que o brasileiro comum consegue manter sua alegria inata, sua pureza de sentimentos, como nenhum outro povo do mundo consegue fazê-lo. Espero que depois dessa descoberta, possa continuar sendo assim. A partir de agora, certamente vão "botar o olho" em nosso país e é aí que mora o perigo... E então, a gente começa a pensar: não seria melhor ficarmos assim, sem o petróleo para chamar a atenção do mundo? Não seria melhor nos deixarem quietos em nosso canto, com nossos problemas de país pobre (mas feliz)? Não sei não. Estou em dúvida. É melhor parar por aqui, comecei escrevendo para comemorar a notícia e terminei - sem me dar conta - manifestando medo do que poderá vir por aí...

Um comentário:

PATI PARANHOS disse...

OI MEU QUERIDO AMIGO QTO TEMPO!JAH TO DE BLOG NOVO E VC NUNCA MAIS ME VISITOU...RSRRSSRRS...ESTOU PASSANDO PARA TE AVISAR Q VOU DESATIVAR ESTE BLOG MAS CONTO COM TEUS COMENTARIOS E RECADINHOS NO MEU NOVO BLOGUXO...NAUM TENHU COMO MANTER 3 BLOGS DAI VOU EXCLUIR ESTE PQ O OUTRO EH UM DIARIO DE BORDO TBM...E LAH ESTA LINDO REFORMULADO,BEM AGRADAVEL MESMO...TENHU ATEH UM CONCURSO E AGUARDO Q PARTICIPES...O SELO DESTAQUE DA SEMANA...QDO ALGUEM "BATE CARTAUM"NO MEU BLG DURANTE A SEMANA NA SEXTA FEIRA EU DOU UM SELO DE PRESENTE...AGUARDO SUA VISITA LAH O LINK EH ESSE:
http://daysbypati.blogspot.com
ACREDITO Q ESTE NOVO ESPAÇO VAI SER MELHOR E MAIS FOFO DE POSTAR...
AGUARDO TUA VISITA AMIGO...E DESDE JAH TE OFEREÇO MEU AWARD PESSOAL E MEU AWARD DE NATAL...
BJIN TENHA UMA LINDA SEXTA!!!!
PATI PARANHOS