segunda-feira, 26 de novembro de 2007

O ANTICRISTO EXISTE

FOTO: Igreja Matriz, ponto de referência de Rio Pardo e também da minha infância, com momentos inesquecíveis... Hoje resido no outro lado da cidade hà mais de 30 anos, mas continuo sentindo saudades das badaladas compassadas e sonoras dos sinos da Matriz...
Fui criado sem medos. Não tinha escuro, tempestade, trovão, raios ou histórias de assombrações, que pudessem me assustar... Medo mesmo, fui ter quando descobri a figura do "Higino Louco", um preto forte e com aspecto assustador que andava pelas redondezas. Ele não gostava de crianças e carregava sempre um saco e uma foice. Depois, lembro de uma tarde que aconteceu um eclipse e o dia virou noite. Saí correndo pela rua desde a antiga Escola Fortaleza (ficava ali na Ernesto Alves, quase na esquina com a General Câmara, descida para a praia) até a minha casa. Quando passei pela Matriz, cuja rua estava sendo calçada, bati no escuro contra uma casinha de madeira onde eram guardadas as ferramentas dos calceteiros. O susto foi grande e pensei, tomado pelo medo, que para mim o mundo estava mesmo acabando... Aquele foi o maior medo da minha infância e a primeira vez em que achei que a morte iria me abraçar. Outras vezes na minha vida senti estar perto da morte, mas medo mesmo, estou sentindo somente agora - passados tantos anos. Sei que não sou um covarde... Mas calafrios me percorrem o corpo quando penso na figura sinistra do... anticristo que surgiu na Amércia do Sul! A figura é sinistra: geralmente de camisa vermelha e colocada sob uma calça militar, olhar penetrante, sorriso artificial forçado. Baixo, com aspecto de índio andino, ele me provoca pavor só de pensar em que estará pensando e arquitetando fazer em nosso continente. Falo de Hugo Chávez, homem que apoderou-se da Venezuela, onde reina absoluto e poderá permanecer no poder para sempre, graças às suas arquitetadas manobras jurídicas/eleitorais. Ele começou ganhando a eleição presidencial com idéias inovadoras. Logo arrumou uma briga com o vizinho presidente da Colômbia, que quase deu em guerra. Depois trocou farpas com o Equador, outro país da região. Mas isso era apenas o começo. Envolveu-se nas eleições presidenciais de vários países latino-americanos e ajudou outro bufão a eleger-se na Bolívia. Juntos passaram a agir rapidamente, nacionalizaram as empresas de petróleo, entre as quais a Petrobras, ação que o governo brasileiro fez vistas-grossas e deixou acontecer com uma suavidade e calma alarmante... O anticristo quer guerra, quer sangue e pretende levar todo o continente em seu intento. Tem desafiado de todas as formas os "anjinhos" americanos, que adoram uma guerrinha e qualquer dia, perdem a paciência e descarregam algumas milhares de toneladas de bombas no palácio onde o anticristo está sediado. E eu tremo de medo, pensando que isso poderá envolver o continente, o Brasil, a Argentina... O que será do futuro de nossos filhos, com um desatinado desses rodando o mundo e arquitetando ódios e rancores? Ele já aliou-se aos fanáticos xiitas iranianos, promete usar o petróleo como arma contras os americanos e europeus. E eu olho as imagens na tv do anticristo venezuelano desfilando em frente à tropas, corro para ver fotos nos meus livros da segunda guerra mundial e... acho semelhanças incríveis nos gestos, na pompa militar, na maneira irada de falar, com Adolf Hitler - aquele que levou o mundo ao caos e mandou matar milhões de judeus. Nem mesmo o formal e tímido rei da Espanha resistiu ao bufão dos andes, sugerindo-lhe com raiva: "Porque non te calas?" em cerimônia no Chile, que esse anticristo consegiu bagunçar com suas frases insanas! Tenho medo que a história se repita e que, tal como na Europa, como fez Hitler, Chavez traga muitos males para nosso continente. Somos povos pobres e sofridos, mas temos permanecido todos estes anos livres de guerras e ódios raciais. Será que é isso que ele quer trazer para nosso convívio? Quero um futuro melhor para nosso país e as vizinhas nações que formam a América Latina. Espero que não seja o projeto ganancioso e odioso de um homem só, capaz de colocar todo o futuro no rumo incerto de guerras, medos e sofrimentos. Esse filme já passou e espero que nunca mais seja reprisado. E que a história definitivamente não se repita.

Nenhum comentário: